Pular para o conteúdo principal

O poder dos seios nus

As mulheres utilizam a beleza e simplicidade de seus seios desnudos desde o tempo de “selvageria”. Aqui nas terras do Novo Mundo, os colonizadores encontraram um estado natural de relações. Homens, mulheres, crianças e imperdoáveis anciãs e anciãos nus e sem cabelos pelos corpos, cobertos apenas por pinturas decorativas em seus músculos faciais, possuindo sobre suas cabeças “capacetes” com belas penas.
A impossibilidade de civilização naquele momento fomentava a ira de Deus, por sua vez, o todo poderoso deixou homens-soldados-santos na terra para que munidos da palavra e da força pudessem salvar todas as almas pagãs, inclusive as que Deus nunca enviou um salvador. Os Jesuítas, coitados, tentados pela luxúria que as índias provocavam em seus corações eretos, lutavam bravamente contra o pecado e heresia.
Nesse cenário eram as mulheres ameríndias as mais escandalizantes, a Eva das novas terras. As jovens nativas encarregavam-se de enlouquecer no momento em que afloravam os seus desejos sexuais. As mais velhas, depuradas pelo tempo, açoitadas fisicamente, de seios caídos, rugas e os corações consumidos pelo pecado, depuravam os jovens, ensinando-os em qualquer momento os mais obscuros prazeres carnais. Essas senhoras se manifestavam como as primeiras da fila em ritos canibalísticos a beber o sangue do prisioneiro. Mordiam os próprios braços a espera de um pedaço do infeliz. Corriam com os membros do morto pela aldeia com algazarra de festa, preparavam o cozido e o servia com muito orgulho.
Mas a fêmea nativa era forte, guerreira, paria no local e na hora que o filho quisesse ser nascido. Após seu resguardo ia direto trabalhar, enquanto o homem se espreguiçava na rede e ia guardar leito e receber os elogios de seu filho viril, que deu tanto trabalho de sair quando ele apartou a barriga da companheira com um peso propenso. Essa mulher que acompanhava seu marido na floresta, que ia a sua frente na comunidade para assim ser apreciada pelo mesmo, não possuía empregadas como as europeias. As mulheres de seios nus capaz de estremecer a Europa com tamanha ousadia.
Para o índio, as mulheres têm seu espaço, sua importância, e seus peitos são uma das formas de identificar sua virilidade.
A verdade é que a mulher sempre foi ousada, sempre contra a submissão, até mesmo calada, mas capaz de proporcionar guerras como cita Homero, capaz até de desgraçar todo o mundo quando destina o homem ao trabalho, capaz de acolher todos os penosos ébrios apaixonados em seus colos, capaz de criar todas as sociedades em que for incumbida de transmissão da cultura, moral e ética.
Ainda hoje vemos as mulheres se manifestarem com os seios expostos, reivindicando suas roupas curtas, seus abortos e seus direitos. Do mundo antigo passando pelas expansões marítimas até a explosão e continuidade do neoliberalismo a mulher é capaz de mover o mundo e a força natural dos seus seios ainda chamam atenção e reivindicam suas capacidades diante dos olhares tão retrocessos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estradas noturnas te dão o blues

Estradas noturnas te dão blues Sabe aquelas casas que ficam sozinhas nas estradas? Algumas com as luzes acesas? Há algo de blues nelas. Pensei nisso e também em como não temos um estilo musical somente triste. Temos os que falam de amor, mas nunca de toda a filosofia da vida simples e sofrida Aquelas casas nas beiras de estradas são tão solitárias que passamos e as vezes nem as percebemos. As luzes acesas quando a noite cai são contrastes com a penumbra do caminho que parece um buraco sem fim, um túnel que passa o tempo enquanto não amanhece.  Pelas janelas dos ônibus se veem esses casebres por que uma luz pequena os cobre como um vestido de boneca. Lá estão cadeiras velhas na varanda, as portas às vezes fechadas, um cachorro deitado sem se incomodar com o barulho daquele monte de ferro motorizado.  As casas solitárias tem um ar de blues. Exalam solidão e até mesmo tempos difíceis, quando de tão velhas; além de suas cadeiras, estão em estado de caducidade, os cachorros magros e cabisba